14 de abril de 2023

Maria-meu-bem

Douglas Germano / Roberto Didio - 10.04.2023


Maria-meu-bem, Faz-xodó

Ela é Fogosa também

Maria-meu-bem

Que apelido a pinga tem?

Cura-tudo, borbulhante, limpa-goela, teimosinha

Roxo-forte, manduraba, três-martelos, danadinha.

Bataclã, desmancha-samba, santa-branca, tinguaciba

Chica-boa, pau-no-burro, forra-peito, pindaíba

Januária, pé-de-briga, birinite, bagaceira

Preciosa, dona-branca, lanterneta, dormideira

Aguarrás, assina-ponto, perigosa, senhorinha

Talagada, lamparina, limpa-olho, caianinha

Amorosa, pau-selado, catiguenta e abrideira

Água-bruta, baronesa, já-começa, pau-pereira

Cascavel, desmanchadeira, engenhoca, guarupada

Meu-consolo, canha, óleo, água-benta, concentrada

Venenosa, linha-branca, caxaranga, danadinha

Café-branco, cumulaia, pringoméia, cipininha

Cobertor-de-pobre, uca, supupara, calibrina

Ariranha, lamparina, mamadeira, canjebrina


Monalisa, Lisa, Mona

Agua-benta e Vai além

Maria-meu-bem

Que apelido a pinga tem?


Bate fundo em Madureira

Dona Branca de Xerém

Maria-meu-bem

Que apelido a pinga tem?


Incha pé, Mamãe-sacode

Tetezinho do neném

Maria-meu-bem

Que apelido a pinga tem?


Comecei em Brás de Pina

Fui parar em Santarém

Maria-meu-bem

Que apelido a pinga tem?

Nenhum comentário:

Na Ronda

Douglas Germano – 17.02.2024 Na ronda assopro na brasa, marreta no berro, a faca no cio Na ronda estalo no mato, pancada na terra...