13 de julho de 2014

O que mostram e o que vemos

Assistindo aos programas de discussão de futebol — que chamo de fofoca masculina — vi jornalista escolado e que inclusive admiro muito, pedindo a cassação da patente de capitão do nosso zagueiro Thiago Silva: "...volta a ser soldado raso...".

Eu acho que deveríamos ter um pouco mais de cuidado com estes jogadores.
A grande maioria deles joga no exterior e nos campeonatos onde, consideramos, se joga o melhor futebol destes tempos. E eles jogam BEM por lá. Têm destaque.
Felipão é um cara da retranca do futebol que beira o violento e quando seus times apresentaram alguma criatividade, foi por conta de talentos individuais ou jogadores já cascudos de experiência.

Imaginei uma hipótese:
Thiago foi triturado pela opinião pública após sua postura no jogo contra o Chile. Sentou na bola, ficou de lado, cara abatida...

Convido vocês ao raciocínio sobre esta hipótese:
Thiago, capitão, destacado como melhor zagueiro do mundo jogando na europa, encarando feras, participando de treinamentos de ponta etc, chega ao treinador da seleção brasileira e diz:
— Olha, professor, temos que fazer isso, aquilo, colocar mais um aqui, fazer aquele ali descer, centralizar fulano para que sicrano não tenha espaço, porque senão eles vão complicar e nós podemos perder ou levar um jogo, que pode ser fácil, para os penaltis. O que o senhor acha?

Técnico dá de ombros e turrão como sempre entra com o time de sempre. O seu time de sempre em seleções e clubes.
Vendo a sua pedra cantada aparecer, o nosso capitão senta na bola. Como se dissesse: — vai lá professor, bate o penalti você agora.

Lembre-se que é uma hipótese. Mas também lembrem-se de que a orientação dos olheiros da seleção, para o jogo da Alemanha, era uma e o Papai fez outra coisa.

Por minha observação e pela exposição dos jogadores que Felipão não teve pudor de fazer, acho que esse grupo de jogadores já andava contrariado com as orientações do Papai.

É uma hipótese sobre o Thiago, mas acho que é possível traçar outras para Oscar, William, Paulinho, Hernanes, Hulk, David.

Vamos preservar essa molecada. Acho que foram expostos e tenho certeza que vão querer virar esse jogo assim que tiverem oportunidade.



P.S.: O dado que mais me deixa chateado é o de seleção mais faltosa da copa do mundo. A cara do Felipão.



Nenhum comentário: