6 de janeiro de 2012

Documentário - A Batucada da Nenê de Vila Matilde - Bateria de Escola de Samba Paulistana



Abaixo texto do autor.
Documentário sobre a Batucada da Nene de Vila Matide - Samba Paulistano.

"A Batucada da Nenê de Vila Matilde - Formação e Transformação de uma Escola de Samba Paulistana"

Documentário que ilustra a pesquisa de mestrado do músico e percussionista Chico Santana na Unicamp.

A história ritmica da escola é contada pelos próprios ritmistas: Seu Nenê, Mestre Lagrila, Mestre Divino, Zé da Rita, Ademildo e Nenê.

Ritmistas contam como a escola se formou e como as questões ritmicas evoluíram e se transformaram. Mudaram os instrumentos, as batidas, foi inventado o Culugundum e a paradinha também. A batucada da Nenê tem uma pegada própria, diferente de todas as escolas do Rio ou São Paulo.

A Nenê foi a única Escola de São Paulo a desfilar na Sapucaí, no Rio de Janeiro (Seu Nenê e Zé da Rita contam como foi). O desfile na Sapucaí foi em 1985, com o Samba que dizia "Quando o Cacique Rodou a Baiana"...

Imagens gravadas em 2009 por Bianca Barreto e entrevistas em áudio gravadas em 2008 por Chico Santana. Algumas gravações não tem qualidade boa devido a falta de recursos. Muitas entrevistas foram gravadas "na raça", "quase no improviso" pois tinham que ser feitas na hora e local em que os ritmistas estavam dispostos a falar.

Seu Nenê, Alberto Alves da Silva, faleceu em 4 de outubro de 2010 e Mestre Lagrila, Laudelino Francisco de Oliveira, faleceu em Dezembro de 2009.

Este Documentário tem o objetivo de resgatar e preservar a memória Matildense. Tem também o objetivo educativo para que as novas gerações da Nenê conheçam o passado da escola e as frases rítmicas.
E claro, para que os brasileiros e o mundo conheçam e entendam este ritmo único, a Bateria de Bamba da Zona Leste de São Paulo.

Não tem fins comerciais nem lucrativos.
Gravado sem os recursos necessários, foi feito por Amor ao Samba e imenso Respeito à Nação Azul e Branca.

Agradecimentos a Toda a Comunidade Matildense!
Um grande Abraço Azul e Branco!

Ficha técnica:
Vídeo desenvolvido a partir de pesquisa de mestrado realizada na pós-graduação do Instituto de Artes da UNICAMP, sem fins lucrativos.

Produção: Bianca Barreto e Chico Santana
Pesquisa e Direção: Chico Santana
Imagens e edição: Bianca Barreto
Equipamento de vídeo: Sony PD170
Equipamento de áudio: Microfone boom da Sony PD 170 e gravador de aparelho celular.

Filmagens realizadas entre Janeiro e Agosto de 2009 na quadra da Nenê de Vila Matilde, Rua Júlio Rinaldi (frente da Quadra), Pólo Cultural Anhembi, casa do Mestre Divino e Toco Espaço de Eventos.

Fotos: Acervo de Memória da UNICAMP e Arquivo da folha de São Paulo.

Trilha sonora: Hino da Nenê de Vila Matilde, Samba de 1979 - "Treze Rei Patuá", Samba de 1985 - "O dia em que o Cacique rodou a baiana, ai, ó!", Samba de 1988 - "O poeta falou zona Leste Somos nós", Samba de 2008 - "Um Vôo da águia como nunca se viu! Também somos Folclore do Brasil, 110 anos aprendendo com Câmara Cascudo", Samba de 2009 - "Sessenta anos Coração Guerreiro, a grande refazenda do samba"

Agradecimentos especiais:
Seu Nenê, Lagrila, Zé da Rita, Divino, Nenê, Ademildo, Pelegrino, Claudemir, Pascoal, Flávio.
Naipe das Cuícas, dos Agogôs, dos Tamborins, dos Chocalhos, das Caixas, dos Ripeniques, dos Surdos.
Corte da Bateria, Diretores de Bateria,Diretores de Harmonia, Diretoria da Escola, Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira, Ala das Baianas, Ala dos Compositores, Ala Musical, Passistas, Velha Guarda.
Todos os Antigos Ritmistas Matildenses, Toda a Comunidade da Nenê de Vila Matilde.
Outros Agradecimentos: UNICAMP, FAPESP, José Roberto Zan, Olga Von Simson, Fernando Hashimoto, Gustavo Barreto, Letícia Ranzani, Nayara Oliveira
E todos que colaboraram de alguma forma com este projeto.

Proibida a comercialização e/ou exibição com fins lucrativos.

3 comentários:

Everaldo Efe Silva disse...

Que maravilha isso!!!!!

Everaldo Efe Silva disse...

E olha o Pedrosa aí, logo na imagem de início, se acertando com os tarol...hehehehe. Ele e o gente boa e tocador exímio, Nenê. Eita....

GILMAR, DAS TAMANCAS disse...

VALEU !!! DOUGLAS, PELO DOCUMENTARIO!!! DESFILE DA NENE QUE EU NUNCA ESQUEÇO E O DE 84 NA APOTEOSE... 4A FEIRA..CINZAS, MANHA CINZENTA.. A NENE CHEGOU COM TODA AQUELE GAZ DA ZL... ARMANDO.. SAUDOSO JORGINHO VICHI.... "PEDRA ROLOU NA CACHOEIRA...", E NO REFRAO A ESCOLA TODA JOGAVA O CHAPEU PARA O ALTO... LEMBRA DISSO ???... EU JAMAIS ESQUECI!!!