10 de fevereiro de 2010

Só rindo...



Eles estão no governo do estado desde 1996 quando saiu Fleury e entrou Mario Covas.

Sendo assim, posso dizer que o PSDB está no governo de São Paulo há exatamente 14 anos. Isso sem contar suas investidas na prefeitura. Se você, como eu, acha que o estado mais rico da federação poderia estar melhor, tire suas conclusões.

Mas o que acho mais interessante e que motivou esta publicação é que o PSDB está inaugurando uma nova forma de propaganda política: A propaganda futura.

No plano de expansão de Trens e Metrôs, estão sendo divulgadas obras que só serão finalizadas no final de 2013. Faça a conta. Estamos no inicio de 2010. São praticamente quatro anos. Nem a atual gestão existirá em 2013. Mesmo assim, são divulgadas como se fossem acontecer agora, aí, depois do carnaval ou da páscoa.

!!!!!

Deste plano de expansão, seria um ótimo porta voz aquele que é usuário do sistema. Aquele que percebe a diferença entre a linha azul ou vermelha, e a linha verde (Av. Paulista) com seus trens novos, amplos, sinalizadores digitais e voz futurista. Aquele mesmo usuário que percebe que as reformas nos trens, não passam de meras pinturas, pois havia trens com pedaços de madeira tapando buracos no piso e consertar isto, depois de tantos anos no governo do estado, não é avanço nem modernização, mas sim, cumprir uma obrigação com atraso.

!!!!!

Mas fazem disto alarde, propaganda, trampolim de poder.
De fato, inauguraram estacionamentos em estações, bicicletários, telefones para deficientes e uma turma que ajuda a (empurra) ajuda o povo no embarque. Diga-se de passagem, mais preocupados em fechar as portas dos trens que com os usuários. Para esta turma que (empurra) ajuda no embarque também fizeram propaganda e deram nome de ação, (Embarque fácil ou embarque melhor, sei lá) comemoram, falam em avanço. Convido o governador para checar de perto seus avanços, pegando ao meu lado o 6:20 Guaianazes/Luz, de preferência acompanhado de sua esposa e/ou mãe.

Quando precisam demonstrar alguma coisa dentro dos trens, filmam, dão entrevista dentro de um dos trens da linha da marginal pinheiros onde, notadamente, o movimento é menor. Tanto que os trens por ali, só utilizam quatro vagões.

!!!!!

Mas a manipulação da informação é que é maquiavélica, pois você está ali, no aperto, com a cara apertada contra um cartaz que diz que tudo melhorou e que vai continuar melhorando. Nos cartazes da tal propaganda futura, a informação “trecho inaugurado em 2013”, está no rodapé do cartaz, em letras com corpo, no mínimo, 60% menor que das demais informações. Detalhe: a falta de um “SERÁ” na informação causa a impressão ainda maior de instantaneidade. Coisa que a turma da propaganda chama de “mensagem subliminar” Como se estivéssemos em 2014 e com o tal trecho já inaugurado.

!!!!!

É ano de eleição. Acho que vão jogar mais sujo ainda. Nesta semana já anunciaram um aumento no salário mínimo regional. Tudo como manda o protocolo: Jornal Nacional, explicação sobre quem tem direito ao aumento, comparação com o mínimo federal com a ressalva de que “é inferior em R$50,00”. Só lá nos segundos finais da matéria a informação importante de que é um projeto e que como tal, AINDA deverá ir à Assembléia Legislativa para votação e SE for aprovado, volta para sanção do governador. Portanto ainda não houve aumento, ninguém tem direito ao aumento que não houve, não é maior que o mínimo federal. Ou seja, não é notícia. Poderiam anunciar uma proposta ou projeto do governador para o aumento etc, etc. Mas não, fazem espalhafato do que não é fato.

Na onda da propaganda futura declaro convicto: Os tucanos têm meu voto negado mais uma vez em 2010.

2 comentários:

Everaldo Efe Silva disse...

Douglão,
Seu texto mostra de forma cristalina o que é a coalizão demotucana. A maioria que corre atrás deve rechaçar veementemente essa turminha cheia de 'uí'. O PDSB não passa de empulhação antipopular com verniz midiático.
Parabéns pelo texto.
abraço,
Zéphir

Neguleu disse...

Germano Douglas:
Parabéns! Texto exemplar!
Há tempos eu noto esses cartazes na linha vermelha e azul e verde. A tal da linha Quatro, de cuja cor não me lembro (laranja? faz sentido!) provavelmente será "inaugurada" nas proximidades de novembro com vistas às eleições: demo e tucanato reunidos dentro dum metro que ainda não estara efetivamente em funcionamento, mas inaugurado pra "caber" nas propagandas com tal tarja e/ou carimbo de INAUGURADO. Anote isso como mais uma das minhas "profecias"! O meu voto tambem não vai pra essa corja, mas tenho medo, muito medo de que eles abocanhem inclusive a Presidencia da Republica nas próximas eleições. Um colega disse que a nossa única chance é o Serra morrer antes disso, mas do jeito que a gente tem sorte ele pode falecer apenas depois de pegar a faixa, portanto, atenção, muita atençao no vice do homem, pois não é a primeira vez que nossa Republica Vice Presidencialista mostra sua cara. Abraços!